Pular para o conteúdo principal

PROBLEMAS DA TIREÓIDE


Problemas da tiróide


A tiróide localiza-se na região anterior do pescoço. Produz a hormona tiróidea, a qual controla a velocidade das funções químicas do organismo (proporção metabólica).
Algumas afecções da tiróide podem fazê-la aumentar de tamanho, doença conhecida como bócio. O bócio pode existir quer a glândula seja hipoactiva (produção escassa de hormonas tiróideas) quer seja hiperactiva (produção excessiva). A dilatação da tiróide, evidente no momento do nascimento, chama-se bócio congénito. Algumas crianças têm a síndroma de Pendred, doença hereditária que combina surdo-mudez e bócio congénito.
hipotiroidismo manifesta-se quando a tiróide não pode produzir quantidades adequadas de hormona tiróidea, necessárias para o organismo. Os sintomas do hipotiroidismo nas crianças e nos adolescentes diferem dos sintomas nos adultos. (Ver secção 13, capítulo 145Nos recém-nascidos, o hipotiroidismo provoca cretinismo (hipotiroidismo neonatal), que se caracteriza por icterícia, perda de apetite, prisão de ventre, choro rouco, protuberância umbilical (hérnia umbilical) e crescimento ósseo tardio. Se não for diagnosticado nem se tratar nos meses posteriores ao nascimento, o hipotiroidismo provoca atraso mental. O hipotiroidismo que começa na infância (hipotiroidismo juvenil) atrasa o crescimento e, por vezes, origina membros desproporcionadamente curtos. Também tardam a aparecer os dentes. O hipotiroidismo que se inicia na adolescência (hipotiroidismo juvenil) é semelhante ao dos adultos, mas pode atrasar a puberdade. Os sintomas incluem voz rouca, atraso na fala, pálpebras lânguidas e cara inchada, além de queda de cabelo, pele seca, pulso lento e aumento de peso.
Em todos os recém-nascidos, o valor da hormona tiróidea no sangue mede-se sistematicamente nos dois dias que seguem ao nascimento. A um recém-nascido que sofra de hipotiroidismo é rapidamente administrada hormona tiróidea. Este tratamento evita a lesão cerebral. O hipotiroidismo que se manifesta na infância ou na adolescência trata-se também com hormonas que repõem as deficiências.
Bócio: tiróide dilatada
hipertiroidismo é consequência da hiperactividade da tiróide. (Ver secção 13, capítulo 145No recém-nascido, a causa mais frequente de hipertiroidismo é a doença neonatal de Grave, potencialmente terminal, que pode manifestar-se nos filhos de mães que sofrem ou que sofreram desta doença. A doença de Grave, uma forma de hipertiroidismo, é uma doença auto-imune pela qual o organismo produz anticorpos que estimulam a tiróide. Nas grávidas, estes anticorpos atravessam a placenta e estimulam a tiróide do feto. A doença de Grave na mãe pode provocar o nascimento de um feto sem vida, o aborto ou o nascimento prematuro. Num recém-nascido, os sintomas de uma tiróide hiperactiva (escasso aumento de peso, rápida frequência cardíaca, hipertensão, nervosismo ou irritabilidade, vómitos e diarreia) podem manifestar-se vários dias depois do nascimento. O aumento do tamanho glandular (bócio) pode pressionar a traqueia e interferir na respiração. Os altos valores da hormona tiróidea aceleram o ritmo cardíaco, o que pode provocar insuficiência cardíaca. Os olhos salientes, uma característica frequente na doença do adulto, também se manifestam nos recém-nascidos. A doença de Grave é potencialmente mortal se não for detectada e se não for devidamente tratada.
Os bebés que recebem tratamento recuperam em poucas semanas, embora possam correr o risco de a doença ser recorrente entre os seis meses e o ano. Os valores altos e persistentes de anticorpos estimulantes da tiróide também podem provocar o fecho prematuro dos ossos cranianos (fontanela), atraso mental, hiperactividade tardia na infância e atraso no crescimento.
O hipertiroidismo trata-se com fármacos, como o propiltiouracilo, que interfere na formação da hormona tiróidea. Os bebés também podem precisar de tratamento por problemas cardíacos. Para os recém-nascidos muito graves que tenham valores sanguíneos muito elevados de anticorpos estimulantes da tiróide, pode ser necessário fazer uma exanguinotransfusão (mediante a qual, parte do sangue do recém-nascido é extraído e trocado por sangue doado) para fazer diminuir a quantidade desses anticorpos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATOS DE QUEM LUTA E LUTOU CONTRA O CUSHING

SÓ QUEM PASSA E PASSOU POR ESSA SITUAÇÃO SABE COMO É DIFÍCIL TER UMA VIDA TRANQUILA...ENTÃO VAMOS VER APARTIR DE AGORA O QUE MUITAS PESSOAS PASSARAM E VEM PASSANDO NESSE MOMENTO...   "VOCÊ NUNCA SABE A FORÇA QUE TEM. ATÉ QUE A SUA ÚNICA ALTERNATIVA É SER FORTE"        RELATO DE ALINE CALIXTO Meu nome é Aline tenho 30 anos,sou casada tenho, 2 filhos. > Bom,em meados de 2007 comecei a engordar até aí tudo normal p/ mim > pois comia consideravelmente,tinha outros sintomas da doença de > cushing,mas como nem sabia q existia isso,nunca me apeguei aos > detalhes,engravidei da minha segunda filha a gravidez correu > normal,logo depois q tive minha filha comecei a sentir muitas dores de > cabeça,foi então q procurei um neuro,ele então me passou uma rm q > acusou adenoma na hipófise,fui então pesquisar sobre isso ,descobri q > era um tumor numa glândula muito importante p/ nosso corpo pois rege a > maioria dos nossos hormônios,então

HIPÓFISE NA VISÃO ESPÍRITA

            A segunda glândula a ser estudada é a pituitária. Localiza-se na parte frontal da cabeça, no lobo frontal do cérebro, e é comumente chamada de 3 º  olho. Localiza-se entre as sobrancelhas, no meio da testa.             Esta é outra glândula de grande importância no corpo humano, e também no corpo etérico. Está ligada ao funcionamento do 6 º  chacra, ou chacra frontal. Tem o tamanho e o formato aproximado ao de uma amêndoa.             Esta glândula rege todos os sentidos extra-sensoriais. É a glândula da  percepção . Ligada à intuição, ao “sentir” de forma não física, porém não emocional. É um “sentir” mais profundo e mais amplo.             Nos médiuns, é de importância fundamental. Atua na intuição, na capacidade perceptiva, seja visual ou auditiva, e também na percepção “física” da energia ou dos campos energéticos que atuam à sua volta. Incentivá-la através da energização irá acelerar os processos de vidência, clarividência, clariaudiência, psicografia e

Pessoas que lutam e lutaram contra o cushing

                    Algumas pessoas que lutaram e lutam contra o Cushing antes durante durante depois antes depois antes depois durante durante depois durante depois durante depois durante depois antes durante antes durante depois