Pular para o conteúdo principal

GH HORMONA DO CRESCIMENTO

Hormona do Crescimento

O que é?
É uma pequena proteína, produzida e secretada pela glândula hipófise anterior. Durante a fase de crescimento, sob ação desta hormona, quase todas as células nos tecidos aumentam em volume e em número, propiciando um crescimento dos tecidos, dos órgãos e, consequentemente, o crescimento corporal.

Qual a sua função no organismo?
É importante para o crescimento desde os primeiros anos de vida até o fechamento das cartilagens de crescimento dos ossos (epífises), o que ocorre no final da puberdade, em geral, entre os 15 e os 20 anos de idade.
Possui também importantes funções no metabolismo, principalmente: 
-aumento da síntese de proteínas (principalmente nos ossos e músculos);
-diminui a deposição de gorduras em algumas regiões do organismo como o abdômen e o tronco;
-aumento das necessidades de insulina pelo organismo;
-aumento da absorção intestinal e eliminação renal de cálcio;

 

Secreção do GH

  • O GH é secretado na corrente sanguínea pelas células somatotrópicas daglândula pituitária anterior. Dentre as hormonas dessa glândula, o GH é aquele produzido em maior quantidade. O fator de transcrição PIT-1 estimula tanto o desenvolvimento dessas células quanto sua produção de GH. A falha no desenvolvimento dessas células, assim como a destruição da glândula pituitária anterior, resulta na deficiência do GH.

  • Os peptídeos liberados pelos núcleos neurossecretores do hipotálamo à veia portal pituitária, que cerca a glândula, são os principais controladores da secreção do GH por parte dos somatótropos. A libertação do GH é estimulada pelo hormônio liberador do hormônio de crescimento (GHRH) e inibido pela hormona somatostatina, ambos secretados pelo hipotálamo. Assim , estando presente o fator que estimula a produção do GH na circulação sanguínea , as células da hipófise anterior (adenohipófise) serão estimuladas a sintetizar e secretar o GH; este, chegando no fígado , estimulará a secreção da somatomedina. 

  • Embora o balanço destes peptídeos estimulantes e inibidores determinam a emissão do GH, este mesmo balanço é por outro lado afetado por muitos outros fatores. Dentre os estimulantes da libertação do GH pode-se citar o sono, o exercício físico, a hipoglicemia, as proteínas consumidas na dieta e o estradiol. Os inibidores da libertação do GH incluem os carboidratos consumidos na dieta e os glicocorticóides.



Fig.1 - Mecanismo de controle da hormona do crescimento e estimulação da secreção da somatomedina (modificado de Mosset et al., 1993)

O controle da secreção dos hormônios da hipófise é potencialmente complexo, porque ele pode ocorrer em vários níveis, como por exemplo a somatomedina, que pode inibir a própria secreção, a secreção do GH ou a secreção do GHRH.



  • A maior parte da secreção fisiologicamente importante do GH acontece em forma de pulsos ou picos de liberação do GH várias vezes ao dia. O nível do GH durante tais picos pode ir de 5-30 ng/mL ou mais. Os picos geralmente duram de 10-30 min e então retornam aos níveis basais. O maior e também o mais provável desses picos de GH acontece por volta de uma hora após deitar-se. De qualquer forma, há uma variação ampla de acordo com o dia e o indivíduo. Entre picos, os níveis basais de GH são baixos, geralmente abaixo de 3 ng/mL na maior parte do dia e da noite.
A quantidade e o padrão de secreção do GH muda ao longo de toda a vida. Os níveis basais são máximos durante a infância. A amplitude e a frequência de picos são máximos durante o estirão pubertal. As crianças e os adolescentes sadios têm uma média de 8 picos a cada 24 horas. Os adultos, em média 5 picos. Os níveis basais, a frequência e a amplitude dos picos caem ao longo da vida adulta.
Existem várias formas moleculares do GH. A maior parte da hormona do crescimento na circulação sanguínea está ligada a uma proteína (GHBP em inglês, Proteína Ligadora da hormona do Crescimento), que é derivada do receptor de hormonas do crescimento.


Se há:

Deficiência GH:
-Em crianças ocorre o nanismo hipofisário com proporções esqueléticas normais; 
-Em adultos não ocorrem alterações.

Excesso de GH:
–Em crianças: Síndrome do gigantismo, com crescimento linear desproporcional ao  seu alvo genético;
–Em adultos: como já ocorreu o fechamento das epífises ocorre a síndrome acromegálica.

 



Doenças relacionadas com a deficiência ou excesso do GH

Nanismo hipofisário:
Forma de nanismo causada por deficiência (completa ou parcial) da hormona do crescimento durante o desenvolvimento, devido a ausência do Fator Liberador da Hormona de Crescimento (hipotalâmico) ou de mutações no gene (GH1) da hormona do crescimento (hipofisário). Também conhecido como nanismo hipofisário Tipo I.


Sintomas:
  • Queda de cabelos;
  • Afinamento dos cabelos;
  • Aparecimento de cabelos brancos;
  • Perda de força muscular;
  • Perda da resistência ao esforço físico;
  • Distúrbios do sono;
  • Redução da taxa de cicatrização;
  • Redução da espessura da epiderme e derme;
  • Outras. 

 
                                                                                                                                                                    Fig. 2-Nanismo
Gigantismo:
O gigantismo é um transtorno que ocorre quando a hipófise, glândula de secreção interna, passa a produzir excessivamente a hormona do crescimento (GH). É um quadro de crescimento desordenado, principalmente nos braços e nas pernas, sendo acompanhado de crescimento correspondente na estatura.

                                                                                                                 Fig.3-Gigantismo 

Acromegalia:
A acromegalia é um transtorno relacionado ao gigantismo, que ocorre devido à produção excessiva da hormona de crescimento já na fase adulta (fase na qual as cartilagens de crescimento já se encontram fechadas). Neste caso, ocorre crescimento exagerado nas mãos, pés e queixo entre outras.

                                                                                                             Fig. 4- Manifestações Acromegálicas

Manifestações:
–Alterações craniofaciais:
• mãos e pés grandes associados a uma característica (aumento da regiãofrontal/testa),
• aumento do nariz e dos lábios,
• aumento da mandíbula com queixo proeminente,
• perdas dentárias e cefaleia (intensas dor de cabeça).
–Alterações acrais: aumento do calibre dos dedos, dos pés e do coxim calcâneo
–Manifestações cutâneas: aumento das pregas cutâneas, pele oleosa e hiper-hidrose
–Manifestações metabólicas:
  • Intolerância a glicose
  • Diabetes, 
  • Hipertensão arterial, 
  • Litíase urinária ("pedras nos rins") 
  • Insuficiência cardíaca  
  • Aumento de colesterol e triglicerídeos.
–Manifestações articulares: artrite de mãos, pés, quadril e joelho
–Manifestações Cardiovasculares: HAS, hipertrofia VE/cardiomiopatia, aumento do risco de complicações cardiovasculares e mortalidade.
–Outras: voz ressonante ( aumento das cordas vocais), apnéia do sono,  e aumento do risco de pólipos adenomatosos e câncro de cólon,  pele engrossada com aumento da oleosidade e suor excessivo, engrossamento da voz, aumento do diâmetro do tórax, aumento dos genitais, formigueiro nas mãos e nos pés dores articulares principalmente na coluna, quadril (bacia), joelhos e tornozelos. 

   

                                                                  Fig. 5- Manifestações Acromegálicas 


Como prevenir estas doenças:
Até hoje, ainda não há como prevenir o surgimento do adenoma produtor de GH da glândula hipófise.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATOS DE QUEM LUTA E LUTOU CONTRA O CUSHING

SÓ QUEM PASSA E PASSOU POR ESSA SITUAÇÃO SABE COMO É DIFÍCIL TER UMA VIDA TRANQUILA...ENTÃO VAMOS VER APARTIR DE AGORA O QUE MUITAS PESSOAS PASSARAM E VEM PASSANDO NESSE MOMENTO...   "VOCÊ NUNCA SABE A FORÇA QUE TEM. ATÉ QUE A SUA ÚNICA ALTERNATIVA É SER FORTE"        RELATO DE ALINE CALIXTO Meu nome é Aline tenho 30 anos,sou casada tenho, 2 filhos. > Bom,em meados de 2007 comecei a engordar até aí tudo normal p/ mim > pois comia consideravelmente,tinha outros sintomas da doença de > cushing,mas como nem sabia q existia isso,nunca me apeguei aos > detalhes,engravidei da minha segunda filha a gravidez correu > normal,logo depois q tive minha filha comecei a sentir muitas dores de > cabeça,foi então q procurei um neuro,ele então me passou uma rm q > acusou adenoma na hipófise,fui então pesquisar sobre isso ,descobri q > era um tumor numa glândula muito importante p/ nosso corpo pois rege a > maioria dos nossos hormônios,então

HIPÓFISE NA VISÃO ESPÍRITA

            A segunda glândula a ser estudada é a pituitária. Localiza-se na parte frontal da cabeça, no lobo frontal do cérebro, e é comumente chamada de 3 º  olho. Localiza-se entre as sobrancelhas, no meio da testa.             Esta é outra glândula de grande importância no corpo humano, e também no corpo etérico. Está ligada ao funcionamento do 6 º  chacra, ou chacra frontal. Tem o tamanho e o formato aproximado ao de uma amêndoa.             Esta glândula rege todos os sentidos extra-sensoriais. É a glândula da  percepção . Ligada à intuição, ao “sentir” de forma não física, porém não emocional. É um “sentir” mais profundo e mais amplo.             Nos médiuns, é de importância fundamental. Atua na intuição, na capacidade perceptiva, seja visual ou auditiva, e também na percepção “física” da energia ou dos campos energéticos que atuam à sua volta. Incentivá-la através da energização irá acelerar os processos de vidência, clarividência, clariaudiência, psicografia e

Pessoas que lutam e lutaram contra o cushing

                    Algumas pessoas que lutaram e lutam contra o Cushing antes durante durante depois antes depois antes depois durante durante depois durante depois durante depois durante depois antes durante antes durante depois