Pular para o conteúdo principal

Dieta de proteínas para a síndrome de Cushing

A síndrome de Cushing afeta adultos entre os 20 e 50 anos de idade e atinge cerca de 15 milhões de pessoas a cada ano. Às vezes chamada de hipercortisolismo ou hiperadrenocorticismo, ela é causada quando os tecidos do corpo são expostos durante um longo período ao cortisol, um hormônio que se encontra no sangue, ou nos glucocorticoides, que são utilizados para tratar doenças inflamatórias. Algumas pessoas sofrem dessa doença devido ao uso de esteroides para asma, artrite ou lúpus. A síndrome requer uma dieta especial .

O que é o cortisol

Cortisol é um hormônio encontrado no sangue. Os hormônios são substâncias químicas especiais que viajam pelo sangue a diferentes partes do corpo, para fazer o seu trabalho. Quando as glândulas supra-renais realizam superprodução, o cortisol começa a se quebrar e a estabelecer a síndrome de Cushing (veja a referência 3).

Dieta

A maior informação que se deve ter é que, após adquirir Cushing, a pessoa deve seguir uma dieta rica em proteínas. Esta síndrome quebra as proteínas, elimina o cálcio e deposita camadas de gordura por todo o corpo (veja a referência 3).
Então é necessário fazer uma dieta exclusivamente proteica? Não é assim, afirma Barbara Craven, Ph.D.., RD, LD e especialista em exames de Cushing. A Dr. Craven diz que deve-se primeiro normalizar o apetite. Tente eliminar os carboidratos refinados: farinha branca e açúcar branco. Além disso, livre-se das gorduras de origem animal. No entanto, ela também diz que não se deve privar totalmente da energia provinda dos carboidratos. Você precisa de carboidratos, pois eles são o combustível do corpo. O corpo os queima e, depois, a gordura. Sem carboidratos, o corpo começará a queimar os músculos para se nutrir. Caso esteja limitando à ingestão de carboidratos e acabar ficando com pouca energia, coma um pequeno pedaço de chocolate.
É preciso mais proteína em sua dieta, assim como cálcio, pois pode ocorrer perda de massa óssea, devido aos altos níveis de cortisol. Suplementos, como cálcio ou vitamina D, podem ajudar a atingir a quantidade diária desejada. Além disso, limite a quantidade de sal na dieta. O excesso dele pode causar hipertensão arterial, o que já é uma das complicações dessa síndrome (veja a referência 1).

Outras ajudas

A dieta por si só não é capaz de solucionar tudo. Devido à potencial perda óssea, uma das melhores coisas é a prática regular de exercícios. Mais especificamente, os de levantamento de peso, como musculação, flexões ou abdominais. Já que o ganho de peso no tronco e na face são efeitos colaterais comuns de Cushing, os exercícios que aumentam a frequência cardíaca são muito convenientes (veja a referência 3). Faça atividades como cooper, corrida, natação e andar de bicicleta.

escrito por Travis Taylor Traduzido por Weber Figueiredo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATOS DE QUEM LUTA E LUTOU CONTRA O CUSHING

SÓ QUEM PASSA E PASSOU POR ESSA SITUAÇÃO SABE COMO É DIFÍCIL TER UMA VIDA TRANQUILA...ENTÃO VAMOS VER APARTIR DE AGORA O QUE MUITAS PESSOAS PASSARAM E VEM PASSANDO NESSE MOMENTO...   "VOCÊ NUNCA SABE A FORÇA QUE TEM. ATÉ QUE A SUA ÚNICA ALTERNATIVA É SER FORTE"        RELATO DE ALINE CALIXTO Meu nome é Aline tenho 30 anos,sou casada tenho, 2 filhos. > Bom,em meados de 2007 comecei a engordar até aí tudo normal p/ mim > pois comia consideravelmente,tinha outros sintomas da doença de > cushing,mas como nem sabia q existia isso,nunca me apeguei aos > detalhes,engravidei da minha segunda filha a gravidez correu > normal,logo depois q tive minha filha comecei a sentir muitas dores de > cabeça,foi então q procurei um neuro,ele então me passou uma rm q > acusou adenoma na hipófise,fui então pesquisar sobre isso ,descobri q > era um tumor numa glândula muito importante p/ nosso corpo pois rege a > maioria dos nossos hormônios,então

HIPÓFISE NA VISÃO ESPÍRITA

            A segunda glândula a ser estudada é a pituitária. Localiza-se na parte frontal da cabeça, no lobo frontal do cérebro, e é comumente chamada de 3 º  olho. Localiza-se entre as sobrancelhas, no meio da testa.             Esta é outra glândula de grande importância no corpo humano, e também no corpo etérico. Está ligada ao funcionamento do 6 º  chacra, ou chacra frontal. Tem o tamanho e o formato aproximado ao de uma amêndoa.             Esta glândula rege todos os sentidos extra-sensoriais. É a glândula da  percepção . Ligada à intuição, ao “sentir” de forma não física, porém não emocional. É um “sentir” mais profundo e mais amplo.             Nos médiuns, é de importância fundamental. Atua na intuição, na capacidade perceptiva, seja visual ou auditiva, e também na percepção “física” da energia ou dos campos energéticos que atuam à sua volta. Incentivá-la através da energização irá acelerar os processos de vidência, clarividência, clariaudiência, psicografia e

Pessoas que lutam e lutaram contra o cushing

                    Algumas pessoas que lutaram e lutam contra o Cushing antes durante durante depois antes depois antes depois durante durante depois durante depois durante depois durante depois antes durante antes durante depois