Pular para o conteúdo principal

Alimentos para reduzir os níveis de cortisol

O problema é que o corpo nem sempre sabe como diferenciar uma situação perigosa do que é imaginário. Assim, em muitos momentos da vida, como um dia estressante no trabalho, por exemplo, o corpo então começa a liberar o hormônio cortisol em excesso, o que pode causar problemas ao organismo.
Outros efeitos secundários indesejáveis ​​dos níveis elevados de cortisol incluem excesso de gordura corporal, especialmente na barriga, e níveis reduzidos de hormônios sexuais, o que diminui desejo sexual. Além disso, provoca também a perda de tecido muscular, aumento de peso, problemas de sono, envelhecimento da pele, problemas cardíacos e hipertensão, mudanças de humor, problemas digestivos e pode levar a uma enfermidade chamada doença de Cushing.
Algumas mudanças na dieta são essenciais para ajudar a reduzir o excesso de cortisol em seu corpo, especialmente nos casos em que as situações de estresse são grandes. Estas mudanças vão ajudar a controlar os níveis desse hormônio e prevenir seus efeitos colaterais.

1 – Alimentos ricos em fenilalanina

A fenilalanina é um aminoácido precursor da dopamina, que é um neurotransmissor que dá sensação de bem estar e reduz os desejos de comer alimentos ricos em gordura e açúcar. O aumento nos níveis de fenilalanina, proporciona bem estar, prevenindo assim o estresse crônico que gera o cortisol alto. Boas fontes de fenilalanina são: carnes, ovos, leite e derivados, amêndoas, amendoim, castanha do pará, avelã, pistache, soja, grão de bico, feijão, ervilha, lentilha.

2 – Alimentos ricos em triptofano

O triptofano é um aminoácido precursor de serotonina que proporciona prazer e bem estar, combate o estresse e, consequentemente, reduz o cortisol alto. Boas fontes de triptofano são: carne de frango, leite e produtos lácteos, ovo, abacate, couve flor, ervilha, amendoim, amêndoa, castanha de caju.

3 – Alimentos ricos em vitamina B5

Esse nutriente contribui para produção de serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que produz uma sensação de bem estar, regula o sono e proporciona felicidade. Isso ajuda a combater a produção elevada de cortisol. Boas fontes de vitamina B5 são: carne de frango, fígado, farelo de trigo e de de arroz, sementes de girassol, salmão, abacate.

4 – Alimentos ricos em ômega 3

Ricas fontes de ácidos graxos ômega 3, podem reduzir os níveis de cortisol alto, de acordo com um estudo publicado em 2013 no “Nutrition Molecular e Pesquisa Food”. O estudo constatou que 3 semanas depois tomar suplementos de óleo de peixe, os participantes do estudo tiveram uma redução mensurável nos níveis de cortisol. Fontes de ômega 3 são: sardinha, salmão, arenque, sementes de chia e linhaça, nozes.

5 – Alimentos com baixo índice glicêmico

Manter níveis adequados de açúcar no sangue ajuda a controlar os níveis de cortisol alto. Para isso, os alimentos com baixo índice glicêmico são essenciais, pois liberam açúcar lentamente na corrente sanguínea, proporcionando também uma fonte de energia regular ao organismo. Alimentos com baixo índice glicêmico incluem: aveia, leite, soja, ervilha, grão de bico, milho, abóbora, cenoura, pepino, maçã, pera, laranja.

http://dicassobresaude.com/5-alimentos-para-reduzir-os-niveis-de-cortisol-alto/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATOS DE QUEM LUTA E LUTOU CONTRA O CUSHING

SÓ QUEM PASSA E PASSOU POR ESSA SITUAÇÃO SABE COMO É DIFÍCIL TER UMA VIDA TRANQUILA...ENTÃO VAMOS VER APARTIR DE AGORA O QUE MUITAS PESSOAS PASSARAM E VEM PASSANDO NESSE MOMENTO...   "VOCÊ NUNCA SABE A FORÇA QUE TEM. ATÉ QUE A SUA ÚNICA ALTERNATIVA É SER FORTE"        RELATO DE ALINE CALIXTO Meu nome é Aline tenho 30 anos,sou casada tenho, 2 filhos. > Bom,em meados de 2007 comecei a engordar até aí tudo normal p/ mim > pois comia consideravelmente,tinha outros sintomas da doença de > cushing,mas como nem sabia q existia isso,nunca me apeguei aos > detalhes,engravidei da minha segunda filha a gravidez correu > normal,logo depois q tive minha filha comecei a sentir muitas dores de > cabeça,foi então q procurei um neuro,ele então me passou uma rm q > acusou adenoma na hipófise,fui então pesquisar sobre isso ,descobri q > era um tumor numa glândula muito importante p/ nosso corpo pois rege a > maioria dos nossos ho...

HIPÓFISE NA VISÃO ESPÍRITA

            A segunda glândula a ser estudada é a pituitária. Localiza-se na parte frontal da cabeça, no lobo frontal do cérebro, e é comumente chamada de 3 º  olho. Localiza-se entre as sobrancelhas, no meio da testa.             Esta é outra glândula de grande importância no corpo humano, e também no corpo etérico. Está ligada ao funcionamento do 6 º  chacra, ou chacra frontal. Tem o tamanho e o formato aproximado ao de uma amêndoa.             Esta glândula rege todos os sentidos extra-sensoriais. É a glândula da  percepção . Ligada à intuição, ao “sentir” de forma não física, porém não emocional. É um “sentir” mais profundo e mais amplo.             Nos médiuns, é de importância fundamental. Atua na intuição, na capacidade perceptiva, se...

Dieta anticortisol: saiba regular o hormônio que causa acúmulo de gordur

O cortisol é um hormônio importante quando está em quantidades normais, pois deixa nosso organismo preparado para situações de perigo. “Ele ajuda a manter a pressão e diminui a queima calórica para poupar energia em caso de risco”, explica a endocrinologista Alessandra Rascovski. O problema é que nosso organismo não faz a diferenciação entre uma situação de risco real e imaginária. Assim, em momentos de estresse no trabalho, por exemplo, o corpo também irá interpretar que estamos em perigo e liberar o cortisol. “Quando temos um caso de estresse crônico hiperestimulamos a produção de cortisol”, diz Rascovski. O excesso deste hormônio pode causar uma série de complicações. Ele aumenta o risco de diabetes, hipertensão arterial e depressão e em casos extremos, como a Síndrome de Cushing, pode levar a uma atrofia muscular. Outro problema é que o cortisol a mais estimula o acúmulo de gordura abdominal. “Isto ocorre porque o hormônio mobiliza o glicogênio, forma de açúcar guardada no fíga...