O cortisol é um hormônio necessário no corpo humano, embora seja visto de forma negativa. O cortisol é ativado durante o estresse e ajuda o corpo a se decidir sobre qual o tipo de energia deve suprir as necessidades fisiológicas durante esse estresse (carboidratos, proteínas ou gorduras). Embora o cortisol regule e mobilize a energia, se tivermos muito dele, ele produz um número de efeitos negativos, desde o aumento da glicose no sangue ao aumento de peso e imunidade diminuída. Como o cortisol é produzido durante tempos de estresse, existem mudanças nutricionais e de modo de vida que podemos fazer para reduzir o estresse e, consequentemente, diminuir nossos níveis de cortisol.
- 1
Verifique seu consumo de proteína e certifique-se de que está obtendo bastante proteína de altaqualidade. De acordo com a nutricionista e escritora Donna Gates, estudos mostram que pouco consumo de proteína pode levar a níveis cronicamente elevados de cortisol. Escolha suas proteínas de forma inteligente, no entanto, mantenha seu consumo de gordura baixo. Cortes de carne magra, como peixe e frango, junto de feijões e nozes, são excelentes fontes de proteína. - 2
Coloque Ômega 3 na sua dieta. Ácidos graxos Ômega 3 reduzem a inflamação e os níveis de cortisol. Excelentes fontes de Ômega 3 são sementes de linhaça, castanhas, feijões, azeite de oliva, abobrinha e peixes de água fria, como salmão e atum. Espalhe algumas sementes de linhaça na sua salada e coloque também um pouco de azeite de oliva, ou coma nozes no lanche. - 3
Vá atrás de grãos sem glúten. Alimentos com muito glúten, como os de farinha processada (massas e pães), levam à inflamação do trato intestinal. A inflamação leva à secreção de cortisol. Grãos sem glúten incluem quinoa, painço, amaranto e trigosarraceno. - 4Coma alimentos com baixo índice glicêmico. O índice glicêmico de um alimento nos diz o quão rápido ele entra na corrente sanguínea, o índice glicêmico afeta os níveis de cortisol por cerca de 5 horas. Alimentos com alto índice glicêmico são aqueles com açúcares e farinhas refinadas, como pães, bolos e a maioria das massas, todos devendo ser evitados. Exemplos de alimentos de baixo índice glicêmico são feijões, cenouras, maçãs e peras.
- 5Suplemente-se diariamente com vitamina C. O estresse diminui os estoques de vitamina C no corpo e esta ajuda a reduzir os níveis de cortisol, então, vitamina C a mais é essencial para manter os níveis de cortisol baixos.
Comentários
Postar um comentário