Pular para o conteúdo principal

As principais doenças causadas pelo estresse

O estresse pode desencadear algumas doenças de pele como vitiligo, acnes, manchas, psoríase e dermatite atópica. Segundo a estimativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma em cada três pacientes que sofrem com doenças de pele já apresentou problemas emocionais, como estresse, ansiedade e depressão.
De acordo com a dermatologista Vanessa Penteado, Médica da Clínica Pantheon de Campinas, o estresse libera uma substância nos nervos, chamada neuropeptídeo que provoca às doenças de pele e inflamações. “As doenças de pele costumam aparecer nos cotovelos, joelhos, face e couro cabeludo. Fatores como estresse, infecção, problemas no trabalho ou no relacionamento, entre outros, podem ocasionar acne, psoríase e dermatite atópica”, explica a médica.

Emoções a flor da pele: O fenômeno psicodermatose está relacionado a doenças de pele causada por um fator psicológico. Se a pessoa apresentar predisposição genética e viver um momento de estresse, como a demissão no trabalho ou a separação dos pais, por exemplo, pode desencadear uma série reações na pele. “A maioria das pessoas nem desconfia que a doença de pele possa ser causada pela falta de dinheiro, fim de relacionamento ou aborrecimento no trabalho” destaca a dermatologista Vanessa Penteado. A dermatologista explica quais são as doenças mais acometidas pelo estresse e como tratá-las:

Acne: O estresse provoca alterações no corpo, principalmente hormonais, essa mudança propicia o surgimento de rugas precoce e acne. “A limpeza periódica da pele é fundamental para evitar que elas apareçam. No tratamento para a acne são usados antibióticos e retinoides. Além disso, podem ser adotados peelings e lasers”, recomenda a médica Vanessa Penteado.

Rugas: Outro problema provocado pelo estresse e que incomoda muitas mulheres é o surgimento de rugas indesejáveis. “Normalmente, quando a pessoa está estressada ela mantém o hábito de franzir a testa. Essa repetição de movimento com o tempo desencadeia as rugas. E quando os hormônios do estresse são liberados causam uma inflamação que acelera o processo de envelhecimento, favorecendo para o surgimento de rugas”, esclarece a dermatologista Vanessa Penteado.

A melhor maneira de tratar e evitar esses sinais do envelhecimento precoce é controlar o nível de irritação. A prática de exercícios físicos para aliviar o estresse, boas horas de sono, massagens e técnicas de meditação ajudam evitar que as rugas apareçam durante esse momento de estresse.

Vitiligo: É uma doença caracterizada pela despigmentação da pele, formando manchas brancas em diversas regiões do corpo. As áreas claras atingem mãos pés, face, tronco e os genitais. Estas manchas não coçam e muito menos ardem ou doem. A doença ainda não tem uma causa muito esclarecida, porém, os especialistas acreditam que o vitiligo está relacionado à produção inapropriada de anticorpos e linfócitos T.

“O vitiligo também pode ter como causa o estresse que afeta o sistema imunológico, fazendo com que o corpo comece a eliminar os pigmentos da pele” ressalta a dermatologista Vanessa Penteado. O tratamento deve ser iniciado o quanto antes possível para que a expansão das lesões não continue. Portanto, é fundamental procurar um dermatologista ao notar os sinais da doença.

Psoríase: A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica, não contagiosa, caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas. Normalmente, ela aparece no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Além da genética, outros fatores psicológicos como, estresse, exposição ao frio e o uso de certos medicamentos podem piorar o quadro da psoríase. “Os cremes à base de cortisona, remédios imunossupressores e derivados de vitamina A, auxiliam no combate as manchas. É indicado, o paciente não evitar a exposição ao sol, a luz ultravioleta também pode ajudar a controlar o problema”,orienta a médica Vanessa Penteado.

Dermatite atópica: Esse tipo de dermatite é um processo inflamatório crônico da pele caracterizado por lesões avermelhadas, que coçam muito e, às vezes, descamam. Elas aparecem na face, nas dobras do joelho e cotovelo. “A causa da dermatite atópica não é conhecida, porém, a doença parece está relacionada a fatores genéticos e ambientais. Apesar de o estresse não provocar esse tipo de dermatite, tem sido comprovado que ele pode piorá-la”, comenta a dermatologista. O tratamento consiste em cuidados com a pele. É importante tomar banhos rápidos, não muito quentes, com pouca aplicação de sabonete e passar cremes hidratantes.

Dermatite Seborreica: Conhecida pelos nomes de seborreia, caspa ou eczema, a dermatite se manifesta sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam principalmente no couro cabeludo, sobrancelhas, barba, perto do nariz, atrás e dentro das orelhas, no peito, nas costas e nas dobras de pele, como por exemplo, nas axilas, virilhas e debaixo dos seios. “A dermatite seborreica pode ser causada pelo estresse, fadiga, mudanças de temperatura, pele oleosa e não lavar os cabelos com frequência. O uso de cremes que contêm álcool pode aumentar o risco da doença”, garante a dermatologista Vanessa Penteado. Ainda não existe tratamento para a cura definitiva da dermatite seborreica, mas existem medicamentos específicos para a pele e o couro cabeludo que são capazes de controlar os sintomas.

Cuide da sua pele e se livre do estresse e doenças

É importante, neutralizar os efeitos do estresse, para seguir um estilo de vida melhor e evitar que essas doenças apareçam na pele. “Manter uma alimentação adequada, fazer atividade física, repousar, meditar, respirar de uma maneira completa, podem interferir no nível de estresse. O ideal é controlar o estresse por meio dessas atividades, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida”, aconselha a dermatologista Vanessa Penteado. Evite o estresse:

-Faça atividades físicas

-Não leve serviço para casa

- Aceite suas próprias limitações 

-Não assuma compromissos em excesso

- Use o tempo adequadamente e não tenha pressa

- Seja tolerante consigo mesmo, não deixe fugir a liberdade própria. Se alguém tiver de ficar aborrecido, que não seja você. Saiba administrar seus relacionamentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATOS DE QUEM LUTA E LUTOU CONTRA O CUSHING

SÓ QUEM PASSA E PASSOU POR ESSA SITUAÇÃO SABE COMO É DIFÍCIL TER UMA VIDA TRANQUILA...ENTÃO VAMOS VER APARTIR DE AGORA O QUE MUITAS PESSOAS PASSARAM E VEM PASSANDO NESSE MOMENTO...   "VOCÊ NUNCA SABE A FORÇA QUE TEM. ATÉ QUE A SUA ÚNICA ALTERNATIVA É SER FORTE"        RELATO DE ALINE CALIXTO Meu nome é Aline tenho 30 anos,sou casada tenho, 2 filhos. > Bom,em meados de 2007 comecei a engordar até aí tudo normal p/ mim > pois comia consideravelmente,tinha outros sintomas da doença de > cushing,mas como nem sabia q existia isso,nunca me apeguei aos > detalhes,engravidei da minha segunda filha a gravidez correu > normal,logo depois q tive minha filha comecei a sentir muitas dores de > cabeça,foi então q procurei um neuro,ele então me passou uma rm q > acusou adenoma na hipófise,fui então pesquisar sobre isso ,descobri q > era um tumor numa glândula muito importante p/ nosso corpo pois rege a > maioria dos nossos hormônios,então

HIPÓFISE NA VISÃO ESPÍRITA

            A segunda glândula a ser estudada é a pituitária. Localiza-se na parte frontal da cabeça, no lobo frontal do cérebro, e é comumente chamada de 3 º  olho. Localiza-se entre as sobrancelhas, no meio da testa.             Esta é outra glândula de grande importância no corpo humano, e também no corpo etérico. Está ligada ao funcionamento do 6 º  chacra, ou chacra frontal. Tem o tamanho e o formato aproximado ao de uma amêndoa.             Esta glândula rege todos os sentidos extra-sensoriais. É a glândula da  percepção . Ligada à intuição, ao “sentir” de forma não física, porém não emocional. É um “sentir” mais profundo e mais amplo.             Nos médiuns, é de importância fundamental. Atua na intuição, na capacidade perceptiva, seja visual ou auditiva, e também na percepção “física” da energia ou dos campos energéticos que atuam à sua volta. Incentivá-la através da energização irá acelerar os processos de vidência, clarividência, clariaudiência, psicografia e

Pessoas que lutam e lutaram contra o cushing

                    Algumas pessoas que lutaram e lutam contra o Cushing antes durante durante depois antes depois antes depois durante durante depois durante depois durante depois durante depois antes durante antes durante depois