Pular para o conteúdo principal

ACROMEGALIA

A acromegalia é o crescimento exagerado causado pela excessiva secreção de hormônio do crescimento. A secreção excessiva de hormônio do crescimento, a qual é quase sempre causada por um tumor hipofisário benigno (adenoma), produz alterações em muitos tecidos e órgãos. Por exemplo, muitos órgãos internos aumentam de tamanho, incluindo o coração, o fígado, os rins, o baço, a tireóide, as paratireóide e o pâncreas. Certos tumores raros do pâncreas e dos pulmões também podem causar a produção excessiva de substâncias similares ao hormônio do crescimento, com conseqüências semelhantes.

Sintomas
Na maioria dos casos, a secreção excessiva de hormônio do crescimento inicia entre os 30 e os 50 anos de idade, muito tempo após o fechamento das superfícies de crescimento (cartilagens de crescimento) dos ossos. Conseqüentemene, os ossos tornam-se deformados ao invés de tornarem-se alongados. Os traços faciais do indivíduo tornamse mais grosseiros e as mãos e os pés aumentam de tamanho. O indivíduo passa a necessitar de anéis, luvas, sapatos e chapéus maiores. Como as alterações ocorrem lentamente, elas geralmente passam despercebidas durante anos. Ocorre um aumento de pêlos corporais grossos à medida que a pele torna-se mais espessa e, freqüentemente, torna-se mais escura. As glândulas sebáceas e sudoríparas da pele aumentam de tamanho, o que causa excessiva transpiração e cheiro desagradável no corpo. O crescimento excessivo da mandíbula (maxilar inferior) pode acarretar protrusão da mesma (prognatismo).
A cartilagem no aparelho fonador (laringe) pode espessar, tornando a voz grave e rouca. A língua também pode aumentar de volume e tornar-se mais sulcada. As costelas podem espessar e o tórax passa a apresentar o aspecto de um barril. A dor articular é comum. Após muitos anos, pode ocorrer uma artrite degenerativa incapacitante. O coração geralmente aumenta de volume e a sua função pode ser tão gravemente comprometida a ponto de desencadear uma insuficiência cardíaca. Algumas vezes, o indivíduo sente sensações estranhas e fraqueza nos membros superiores e inferiores à medida que o espessamento tissular comprime os nervos. Os nervos que transmitem estímulos dos olhos ao cérebro também podem ser comprimidos, com conseqüente perda da visão, sobretudo dos campos visuais laterais (externos). Além disso, o tumor hipofisário pode causar cefaléias intensas.
Quase todas as mulheres com acromegalia apresenta irregularidade do ciclo menstrual. Algumas produzem leite apesar de não estarem amamentando (galactorréia) em decorrência do excesso de hormônio do crescimento ou de um aumento associado de prolactina. Cerca de um terço dos homens que apresentam acromegalia torna-se impotente. Em situações muito raras, a secreção excessiva de hormônio do crescimento inicia na infância, antes que as cartilagens de crescimento dos ossos longos tenha fechado. Como os ossos continuam a crescer até que as suas cartilagens de crescimento fechem, esta situação acarreta um crescimento exagerado dos ossos e uma altura anormal (gigantismo hipofisário). Embora as crianças apresentem um crescimento acelerado, os seus ossos não deformam. Entretanto, os tecidos moles em torno dos ossos incham e alguns nervos podem aumentar de volume. Pode ocorrer retardo da puberdade e os órgãos genitais podem não se desenvolver totalmente.
Diagnóstico
Como as alterações causadas pela concentração alta de hormônio do crescimento ocorrem lentamente, a acromegalia freqüentemente é diagnosticada muitos anos após o aparecimento dos primeiros sintomas. As fotografias seriadas (realizadas ao longo de muitos anos) podem ajudar o médico a estabelecer o diagnóstico. A radiografia do crânio pode revelar espessamento dos ossos, aumento dos seios nasais e aumento ou erosão da sela túrcica (estrutura óssea que envolve a hipófise). As radiografias das mãos revelam o espessamento dos ossos sob as pontas dos dedos e edema tissular em torno dos ossos. Muitos indivíduos com acromegalia apresentam concentração sérica alta de açúcar. Os sintomas sugerem o diagnóstico de acromegalia e ele é confirmado através de uma concentração alta de hormônio do crescimento ou de fator de crescimento similar à insulina I (IGF-I) em uma amostra de sangue. Quando o resultado do exame apresenta um valor limítrofe, é administrada uma grande quantidade de açúcar ao indivíduo para se observar se a concentração de hormônio do crescimento cai, como deveria ocorrer em um indivíduo que não apresenta acromegalia. Em um indivíduo com acromegalia, tanto a concentração sérica de açúcar como a de hormônio do crescimento permanecem elevadas.
Tratamento
Para interromper ou reduzir a produção excessiva de hormônio do crescimento, o tumor é removido ou destruído através da cirurgia ou da radioterapia. A radioterapia consiste no uso da irradiação com supervoltagem, a qual é muito menos traumática que a cirurgia e, geralmente, não afeta a produção dos demais hormônios hipofisários. Contudo, este tipo de tratamento pode não conseguir fazer com que todas as concentrações hormonais retornem ao normal por vários anos. Em um esforço para acelerar os resultados, os médicos vêm tentando outras formas de radioterapia. A redução da concentração de hormônio do crescimento não é fácil, mesmo com a utilização conjunta da cirurgia e da radioterapia. As injeções de octreotida podem ajudar a bloquear a produção do hormônio do crescimento. Uma outra droga, a bromocriptina, também pode ser útil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATOS DE QUEM LUTA E LUTOU CONTRA O CUSHING

SÓ QUEM PASSA E PASSOU POR ESSA SITUAÇÃO SABE COMO É DIFÍCIL TER UMA VIDA TRANQUILA...ENTÃO VAMOS VER APARTIR DE AGORA O QUE MUITAS PESSOAS PASSARAM E VEM PASSANDO NESSE MOMENTO...   "VOCÊ NUNCA SABE A FORÇA QUE TEM. ATÉ QUE A SUA ÚNICA ALTERNATIVA É SER FORTE"        RELATO DE ALINE CALIXTO Meu nome é Aline tenho 30 anos,sou casada tenho, 2 filhos. > Bom,em meados de 2007 comecei a engordar até aí tudo normal p/ mim > pois comia consideravelmente,tinha outros sintomas da doença de > cushing,mas como nem sabia q existia isso,nunca me apeguei aos > detalhes,engravidei da minha segunda filha a gravidez correu > normal,logo depois q tive minha filha comecei a sentir muitas dores de > cabeça,foi então q procurei um neuro,ele então me passou uma rm q > acusou adenoma na hipófise,fui então pesquisar sobre isso ,descobri q > era um tumor numa glândula muito importante p/ nosso corpo pois rege a > maioria dos nossos hormônios,então

HIPÓFISE NA VISÃO ESPÍRITA

            A segunda glândula a ser estudada é a pituitária. Localiza-se na parte frontal da cabeça, no lobo frontal do cérebro, e é comumente chamada de 3 º  olho. Localiza-se entre as sobrancelhas, no meio da testa.             Esta é outra glândula de grande importância no corpo humano, e também no corpo etérico. Está ligada ao funcionamento do 6 º  chacra, ou chacra frontal. Tem o tamanho e o formato aproximado ao de uma amêndoa.             Esta glândula rege todos os sentidos extra-sensoriais. É a glândula da  percepção . Ligada à intuição, ao “sentir” de forma não física, porém não emocional. É um “sentir” mais profundo e mais amplo.             Nos médiuns, é de importância fundamental. Atua na intuição, na capacidade perceptiva, seja visual ou auditiva, e também na percepção “física” da energia ou dos campos energéticos que atuam à sua volta. Incentivá-la através da energização irá acelerar os processos de vidência, clarividência, clariaudiência, psicografia e

Pessoas que lutam e lutaram contra o cushing

                    Algumas pessoas que lutaram e lutam contra o Cushing antes durante durante depois antes depois antes depois durante durante depois durante depois durante depois durante depois antes durante antes durante depois